sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Generación Y


Hoje navegando neste universo, tenho visitado bastante o blog da Yoani então olha ai:



O Generación Y da cubana Yoani Sánchez tem feito muito sucesso no muendo todo e que faturou fácil muitosos prêmio

BOBS (Best of Blogs) da Alemanha e Ortega y Gasset de jornalismo digital da Espanha,

Yoani foi incluída também na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 da revista Time.

É claro que o componente político foi decisivo para esta escolha e também para toda a divulgação que o Generación Y recebeu na Blogosfera.

Hoje verifiquei que a última postagem do blog de hoje recebeu mais 188 (!) comentários. De qualquer forma é um bom exemplo da liberdade de expressão que, apesar de tudo, ainda existe na Internet.

Ver abaixo a parte final do belo discurso de agradecimento que Yoani postou de Havana após receber o prêmio Ortega Y Gasset.

"Em vez de comprar um motor para cruzar o mar numa balsa até a Flórida, tornei-me um balseira virtual. Escapei, não do meu país, mas do medo, da paranóia e do conformismo. Finalmente cheguei, nesta balsa-blog, a uma terra ao mesmo tempo gratificante e dolorosa, de onde a responsabilidade cívica não me permite voltar. Agora tenho duas vidas, uma real, compartimentalizada e controlada, onde ouço ordens, slogans e conclamações à luta; a outra virtual, imensa e livre, onde começo a me sentir cidadã".




Livro De Cuba, com Carinho


Sinopse

Yoani Sánchez escreve o blog Generación Y, com vários milhões de acessos mensais, mas quase não consegue ser lida em Cuba, onde mora com seu marido Reinaldo Escobar e seu filho adolescente Teo. Quando eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo, ou quando recebeu o prêmio Ortega y Gasset, seus feitos não foram registrados, muito menos festejados pelo governo cubano. Mas ela não escreve sobre política. 'De Cuba, com carinho' é um livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes.

segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

2010!





FELIZ ANO NOVO!

O grande barato da vida é olhar para trás e sentir orgulho. É viver cada momento e construir a felicidade aqui e agora. Claro que a vida prega peças. O bolo não cresce, o pneu fura, chove demais, perdemos pessoas que amamos...

Mas, pensa só: Tem graça viver sem rir de gargalhar, pelo menos uma vez ao dia? Tem sentido estragar o dia por causa de uma discussão na ida pro trabalho?Eu quero viver bem...
E você? 2009 foi um ano cheio de coisas boas, mas também de problemas e desilusões, tristezas e perdas, reencontros...


Normal... 2010 não vai ser diferente. Muda o século, o milênio muda, mas o Homem é cheio de imperfeições, a natureza tem sua personalidade que nem sempre é a que a gente deseja, mas, e aí?

Fazer o quê? Acabar com seu dia? Com seu bom humor? Com sua esperança?
O que eu desejo pra todos nós é sabedoria. E que todos nós saibamos transformar tudo em uma boa experiência.

O nosso desejo não se realizou?Beleza...
Não estava na hora, não deveria ser a melhor coisa para esse momento (me lembro sempre de uma frase que ouvi e adoro: 'cuidado com seus sonhos, desejos, eles podem se tornar realidade').


Chorar de dor, de solidão, de tristeza, faz parte do ser humano... Mas, se a gente se entender e permitir olhar o outro e o mundo com generosidade,as coisas ficam diferentes.
Desejo para todo mundo esse olhar especial! 2010 pode ser um ano especial, se nosso olhar for diferente.Pode ser muito legal, se entendermos nossas fragilidades e egoísmos e dermos a volta nisso. Somos fracos, mas podemos melhorar.

Somos egoístas, mas podemos entender o outro. 2010 pode ser o máximo, maravilhoso, lindo, especial! Depende de mim...

De você Pode ser...
E que seja!'

(Arnaldo Jabor)