sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Generación Y


Hoje navegando neste universo, tenho visitado bastante o blog da Yoani então olha ai:



O Generación Y da cubana Yoani Sánchez tem feito muito sucesso no muendo todo e que faturou fácil muitosos prêmio

BOBS (Best of Blogs) da Alemanha e Ortega y Gasset de jornalismo digital da Espanha,

Yoani foi incluída também na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo em 2008 da revista Time.

É claro que o componente político foi decisivo para esta escolha e também para toda a divulgação que o Generación Y recebeu na Blogosfera.

Hoje verifiquei que a última postagem do blog de hoje recebeu mais 188 (!) comentários. De qualquer forma é um bom exemplo da liberdade de expressão que, apesar de tudo, ainda existe na Internet.

Ver abaixo a parte final do belo discurso de agradecimento que Yoani postou de Havana após receber o prêmio Ortega Y Gasset.

"Em vez de comprar um motor para cruzar o mar numa balsa até a Flórida, tornei-me um balseira virtual. Escapei, não do meu país, mas do medo, da paranóia e do conformismo. Finalmente cheguei, nesta balsa-blog, a uma terra ao mesmo tempo gratificante e dolorosa, de onde a responsabilidade cívica não me permite voltar. Agora tenho duas vidas, uma real, compartimentalizada e controlada, onde ouço ordens, slogans e conclamações à luta; a outra virtual, imensa e livre, onde começo a me sentir cidadã".




Livro De Cuba, com Carinho


Sinopse

Yoani Sánchez escreve o blog Generación Y, com vários milhões de acessos mensais, mas quase não consegue ser lida em Cuba, onde mora com seu marido Reinaldo Escobar e seu filho adolescente Teo. Quando eleita pela revista Time uma das mulheres mais influentes do mundo, ou quando recebeu o prêmio Ortega y Gasset, seus feitos não foram registrados, muito menos festejados pelo governo cubano. Mas ela não escreve sobre política. 'De Cuba, com carinho' é um livro que narra a vida cotidiana de quem vive na ilha, sofre com a decadência da economia cubana, mas ama seu país. Alguém que não deseja que conquistas obtidas nas últimas décadas sejam jogadas fora, mas acha que o regime envelheceu junto com seus dirigentes.