sexta-feira, 10 de julho de 2009

Usar ou não? Eis a questão...


Há alguns anos, ou podemos dizer em mais ou menos 2 décadas ( em meu períodos de iniciação aos estudos) os textos escritos representavam o único (acessível) material para o ensino. Hoje a vivência educacional vem convivendo com inúmeros recursos que vão muito além do texto escrito.
A internet, televisão, revistas fazem parte do dia-a-dia de nossos alunos, atuando a gente queira ou não em sua formação e se tornando um recurso poderoso na formação de idéias, atitudes e valores, esse recurso visual tem influenciado bastante na vida dos alunos.
Tendo isso em vista, tenho notado que a formação de valores e postura critica é essencial para o nosso aluno em sua formação à cidadã, pois essa possibilidade de compreender, observar e criticar essas informações recebidas amplia seus horizontes diante dessa "sociedade da informação".
Nós professores devemos dentro desse universo da circulação de informação, orientar nossos alunos no sentido de que essa alta velocidade e o acesso rápido e fácil às informações podem informar ou desinformar. Para não sermos "engolidos" por essas informações, devemos ficar atentos e analisar os aspéctos qualitativos, e se existe ou não neutralidade na construção das informações e acima de tudo "ver os dois lados".
Nossos alunos devem desenvolver habilidades como intencionalidade e credibilidade, não só os alunos, mas nós professores, e temos grande responsabilidade para que isso se concretize.
Para tanto, devemos sempre incorporar essse recursos em sala de aula, para que o aluno saiba como lidar com essa avalanche de informações, devemos incentivar nossos alunos ao estudo e debate utilizando esses recursos afim de ampliar seu processo de construção do conhecimento.